Escolha uma Página

Na visão da Medicina Oriental, o Outono é uma estação de transição entre o calor e a umidade do verão para um período mais seco e um pouco frio. Devido a esta mudança climática as famosas dores aparecem: dores nas costas, lombar, joelho e tantas outras nossas velhas conhecidas.

Hoje em dia é comum percebermos que crianças desde a mais tenra idade, adolescentes, jovens e adultos volta e meia queixam-se de uma dor ou outra.

A Medicina Tradicional Chinesa, através de suas diversas técnicas naturais,  complementa os tratamentos disponíveis e de conhecimento da população.

Nesta estação, para a sabedoria chinesa, é o período da introspecção e de meditação; de reciclar sentimentos e pensamentos antigos e rever os apegos e o excesso de emoções adquiridas durante o verão.

Se resistirmos a esta energia e ficarmos aprisionados no passado poderemos criar estados de melancolia, tristeza e depressão que se manifestarão no físico através de dores nas costas, dificuldades respiratórias, problemas de pele, diminuição da resistência física com possibilidades de vir a se tornar um problema crônico.

Este é o momento de libertamos o que está gasto, como as folhas das árvores que caem para poupar a essência. Faxine seus sentimentos, pensamentos e emoções, faça uma auto-análise e desapegue-se de padrões emocionais que já não acrescentam mais nada. Isso compete a sua parte dentro de um tratamento terapêutico.

Pesquisas científicas comprovam que técnicas milenares como a Acupuntura e o Shiatsu amenizam as dores devido à estimulação de pontos específicos, que ativam o sistema neuro-vegetativo (SNV), liberando hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar.

Os pontos de Acupuntura são estimulados com agulhas específicas para o equilíbrio natural do corpo. Quando a pessoa tem medo ou trauma relacionado ao uso de agulhas conseguimos trabalhar os mesmos pontos com a compressão dos dedos. Esta técnica é chamada de Shiatsu.

O Shiatsu tem o mesmo propósito da Acupuntura: o de promover o bem estar e a harmonia do nosso organismo. Aproveite este período para se conhecer melhor e mudar tudo o que tem que ser mudado. Procure um profissional especializado para auxiliá-lo.

Além das dores que são comuns neste período, tais técnicas também podem auxiliar no tratamento de outras doenças como: diabetes, hipertensão, artrite, artrose, gastrite, estresse, asma, insônia, pânico, distúrbios hormonais e menstruais, TPM, sinusite, emagrecimento, auxílio na dependência do tabagismo, e entre muitas outras.

Autor do texto: Simone M. E. da Rocha – Naturopata

Terapeutas: Andréa Coelho de Lima e Márcia Cristina de Oliveira

 

mautic is open source marketing automation